Ir para a Home
Domingo, 12 de Outubro de 2025

Rally dos Sertões 2018 desembarca em Goiânia com possibilidade de recorde



Rally dos Sertões 2018 desembarca em Goiânia com possibilidade de recorde

Jean Azevedo pode se isolar como maior vencedor da prova se conquistar oitavo título nas motos. Largada do maior rali do Brasil será mais uma vez no Centro-Oeste e chegada será em Fortaleza

 

 

A 26ª edição do Rally dos Sertões começa no próximo sábado com grandes atrativos para o público. Pela 16ª vez a abertura será em Goiânia. Neste ano os pilotos voltarão às origens com encerramento no Nordeste. A chegada será em Fortaleza, no dia 25 de agosto. Além disso, o experiente piloto Jean Azevedo, de 44 anos, poderá conquistar seu oitavo título e se isolar como o maior vencedor da competição.

 

Já nesta quarta as equipes começaram o trabalho no Autódromo Internacional, onde será o prólogo e o início do rali no próximo sábado. Depois de Goiânia, as paradas serão em Formosa e Posse, ainda no estado de Goiás, Luís Eduardo Magalhães e Barra, na Bahia, São Raimundo Nonato, no Piauí, e Juazeiro do Norte e Fortaleza, no Ceará.

 

Serão 3,6 mil km percorridos em sete dias. Dos 312 competidores, 60 estarão nas motos, categoria mais disputada. As outras categorias são carros, caminhões e UTVs, uma espécie de protótipo. Jean Azevedo, que também tem os melhores resultados do Brasil no famoso Rali Dakar, tem sete títulos nos Sertões. Ele já é o maior campeão de uma única categoria, mas divide o posto de maior vencedor geral com Edu Pinho, que tem títulos nos caminhões e nos carros.

Jean está na equipe Honda e também disputa o Campeonato Brasileiro. As cinco primeiras etapas do Rally dos Sertões contarão pontos e definirão o Brasileiro. O piloto está animado com o fim da competição novamente no litoral. A chegada será na Praia de Iracema, em Fortaleza, no dia 25 de agosto.

 

- Nesse ano voltaremos às origens. A última vez que fomos para o Nordeste foi em 2012. É muito legal, cria essa expectativa. Não que a prova para o Sul tenha sido fácil. Foi diferente. Mas voltar para lá e terminar na praia é diferente, será muito bom – diz Jean Azevedo.

O piloto afirma também que os riscos da competição, que é de alta velocidade, não são maiores ou menores pelo fato de terminar no Nordeste. Os riscos de acidente sempre existem devido ao estilo da prova.

 

- O perigo é constante porque você está sempre na estrada de terra e na maior velocidade possível porque é uma prova contra o relógio. O desafio é diferente, mas não muda o perigo por causa disso.

 

Por falar em riscos, os pilotos também precisam ser bons mecânicos. Principalmente na etapa chamada de “maratona”, disputada entre Luís Eduardo Magalhães e Barra, na Bahia.

Após a conclusão da prova, que será a quarta etapa do Rally dos Sertões, os veículos entrarão em regime de parque fechado. Não será possível contar com manutenção e auxílio das equipes. Somente os próprios pilotos poderão fazer eventuais reparos. A “maratona” termina após o trajeto entre Barra e São Raimundo Nonato, no dia seguinte.

 

Preparação intensa

 

O desgaste físico ao longo de sete dias de rali é grande. Para isso, os pilotos fazem diversos tipos de treinos durante a temporada. No caso de Jean Azevedo, acostumado às competições de alto nível, outros esportes, como corrida de rua, musculação e natação são grandes aliados. Mas nenhum deles tem a mesma importância do ciclismo.

Segundo o piloto, andar de bicicleta entre sua cidade, São José dos Campos, e Campos dos Jordão é a atividade que mais se assemelha ao rali devido ao tempo de treinamento. O percurso de 100 km em uma região montanhosa é feito em um tempo que se aproxima ao de uma desgastante etapa do Rally dos Sertões.

- Não consigo fazer nenhuma atividade por cinco horas. Não posso ficar tanto tempo correndo ou nadando, isso iria me machucar. Por isso, com a bicicleta eu consigo aproximar o tempo de treino em relação à moto. Moro em São José dos Campos. Tem uma região montanhosa até Campos do Jordão, que são 100 km. Faço esse trecho de bicicleta, dá entre quatro e cinco horas, é o que se aproxima mais do rali – conta Jean Azevedo.

Fonte: Site G1




NOTÍCIAS RELACIONADAS

ESPORTES CRIXÁS EC ESTREIA BEM NA TERCEIRONA E VENCE O GUANABARA CITY ESPORTE - A terça-feira (09) entrou para a história do Crixás EC. No seu primeiro jogo como equipe profissional, o Leão do Vale mostrou raça e venceu o Guanabara City por 1 a 0, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, fechando a 1ª rodada
ESPORTES CRIXÁS ESTUDA IMPLANTAR CANTINA MUNICIPAL APÓS VISITA TECNICA A MODELO DE SANTA TEREZINHA META - O prefeito de Crixás, Allan Xavier, acompanhado do vice-prefeito Rener e de uma comitiva, visitou recentemente Santa Terezinha para conhecer de perto a Cantina Municipal Valdeci Portes.
ESPORTES VETERANOS ENTRAM EM CAMPO E GOLEADAS ABREM O MUNICIPAL DE SOCIETY 2025 EM CAMPOS VERDES ESPORTE - Na noite desta quinta-feira (15), o Campo Society Hiago Dantas, em Campos Verdes, foi palco da abertura oficial do Campeonato Municipal de Futebol Society Veteranos (Sub-40) 2025.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás